10 dicas para poupar energia todos os dias
Pequenos gestos diários e decisões fáceis podem ajudá-lo a poupar até centenas de euros anualmente na sua fatura de Eletricidade. Ficam aqui 10 dicas #SmartLiving para partilhar com os seus amigos, para que comecem todos a poupar ainda hoje.
01. O ÚLTIMO APAGA A LUZ

Crie o hábito de desligar a luz sempre que sai de uma divisão para a qual não vai voltar tão cedo.
02. SEJA O GÉNIO DAS LÂMPADAS

Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de tecnologia LED. Comece por substituir as lâmpadas que estão ligadas um maior período de tempo. Devido ao seu baixo consumo de energia e elevada durabilidade, as lâmpadas de LED são particularmente económicas e amigas do ambiente.
03. COMO UMA TORNEIRA A PINGAR

Mesmo não estando a ser utilizados, se a luz de stand-by estiver acesa, os equipamentos continuam a consumir energia e a aumentar a fatura da eletricidade. Por isso, não deixe os eletrodomésticos ligados em modo stand-by, se não os vai utilizar brevemente.
04. EFICIÊNCIA É A BEST TREND

Na aquisição de qualquer eletrodoméstico, escolha sempre os modelos com a maior eficiência energética. O investimento inicial pode ser maior, mas as poupanças futuras serão de longo prazo.
05. CARREGADOR NÃO É DECORAÇÃO DE PAREDE

Depois de carregar o telemóvel, o tablet ou a bateria de outro qualquer gadget, não deixe os carregadores nas tomadas, isto porque continuarão a gastar energia.
06. Deixe o Sol "Brilhar" no seu Lar

No verão, mantenha as cortinas e estores corridos para não deixar entrar o calor e no Inverno faça o contrário, para que o sol aqueça a casa.
07. até não caber NEM mais umA colherZINHA de café

Utilize a máquina de lavar loiça apenas quando está cheia. Adira à tarifa bi-horária, programe as máquinas para trabalharem exclusivamente de noite e veja a sua conta de eletricidade a diminuir.
08. A PORTA DO FRIGORÍFICO NÃO É A PORTA DA DISCOTECA

O frigorífico é um dos eletrodomésticos que mais energia gasta numa casa, por isso, evite abrir e fechar a sua porta muitas vezes seguidas, optando antes por retirar ou guardar tudo o que precisa de uma só vez.
09. TOO HOT TO BE "COOLD"

Não coloque alimentos ainda quentes ou mornos no frigorífico; caso contrário o frigorífico terá de consumir mais energia para os arrefecer eficazmente. O termóstato nunca deve estar abaixo dos 3ºC, uma vez que temperaturas muito baixas contribuem para uma produção de energia excessiva e desnecessária.
10. DIGA SIM AO #SMARTLIVING

Mude para a Yes Energy e adira aqui a uma tarifa personalizada #SmartLiving, adequada ao seu perfil de consumo. No final de cada mês irá sentir a poupança.
10 dicas para poupar gás todos os dias
Pequenos gestos diários e decisões fáceis podem ajudá-lo a poupar até centenas de euros anualmente na sua fatura de Gás.
Ficam aqui 10 dicas #SmartLiving para partilhar com os seus amigos, para que comecem todos a poupar ainda hoje.
01. Ser eficiente na cozinha é uma arte.

Use o gás o menor tempo possível. Antes de acender o fogão ou o forno a gás tenha tudo preparado: legumes cortados, refogado a postos, peixe e carne temperados.
02. O queimador certo

Cozinhe sempre num queimador adequado ao tamanho da panela. Não é por escolher um queimador grande para um tacho pequeno que vai cozinhar mais depressa. Aliás, os queimadores de gás mais pequenos consomem até 10% menos de gás.
03. Não "meta" água, a mais!

Não adianta usar uma grande quantidade de água para uma pequena quantidade de massa, por exemplo. A quantidade de água a ferver deve ser otimizada, para diminuir o tempo que precisa para cozer os alimentos.
04. Esqueça o seu clube, a melhor chama é a azul!

A cor da chama deve ser azul. Se a cor da chama for amarela ou laranja pode significar que o seu fogão tem obstrução nas passagens de ar ou de gás. Isto significa que está a queimar mais gás do que aquele que está a utilizar na confeção.
05. O melhor é "aguentar" a pressão!

Sempre que possível cozinhe em panelas de pressão. Necessita de menos gás para aquecer e cozinha os alimentos mais rapidamente. A sua utilização permite uma poupança energética que pode chegar aos 15%.
06. Cozinhe em modo "automático"

Desligue o fogão um pouco antes do tempo de confeção. Esse é o modo “automático” que todos os tachos possibilitam. O calor acumulado vai encarregar-se de terminar a confeção. O mesmo vale para o forno.
07. Não vale espreitar!

Caso opte por cozinhar no forno seja paciente. Evite abrir a porta para verificar se os alimentos estão cozinhados. Sempre que o fizer está a desperdiçar até 20% da energia.
08. Um duche a "correr"!

Evite os banhos de imersão, por muito apetecíveis que sejam, significam um consumo de água e gás insustentável. Para um consumo eficiente exigem-se comportamentos eficientes: um duche rápido é mais ecológico e a sua carteira agradece.
09. Isolar, isolar, isolar!

Se o sistema de aquecimento da sua casa for a gás é importante garantir um bom isolamento térmico. O que é que isso significa? Janelas e portas calafetadas, uma caixilharia eficiente e vidros duplos. A ideia é reter a temperatura e não permitir que o seu investimento em conforto, literalmente, se vá embora pelas portas e janelas.
10. Manutenção em dia
